terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Que cuidados é que a grávida deve ter na prática desportiva?

Ficha de leitura nº1

Unidade de ensino: Reproducao Humana
Conteúdo/Assunto: Cuidados a ter na gravidez durante a pratica desportiva
 

Que cuidados é que a grávida deve ter na prática desportiva?

Se nunca fez exercício antes, deve começar devagar por uma rotina de exercícios de baixo impacto. Consoante for ganhando resistência poderá subir gradualmente o nível de intensidade do seu treino. Não deve cansar-se em demasia, a atividade física não deve ser de alta intensidade, mas sim moderada. Se já faz exercício físico regularmente, em geral poderá continuar.

À medida que a gravidez avança, poderá no entanto ter de diminuir o ritmo.

Os requisitos gerais para ser ativa deverão ser o não existir nenhuma contra-indicação e após a autorização médica. Além disso, deve utilizar um cardiofrequencímetro (medidor da frequência cardíaca); evitar exercitar-se em ambientes quentes e fazer pausas para beber água, antes, durante e após o exercício; alimentar-se bem e comer 1h antes do seu treino. 
 
Deve ficar atenta a qualquer mudança, nas sensações físicas. É fundamental “ouvir” o corpo e interromper de imediato a atividade e procurar o médico,em caso de: perda de líquido amniótico; dores no peito; contração uterina; hemorragia vaginal; enxaqueca; tontura; súbito edema; redução movimento fetal; dificuldade em respirar ou fadiga em excesso. Para além disso existem algumas outras contra-indicações absolutas para qualquer atividade física, como: pré-eclampsia, rutura de membrana, doenças miocardias; suspeita de stress fetal; risco de parto prematuro; doença infeciosa aguda; sangramento uterino; cérvix incompleta, placenta prévia ou outra situação, que o próprio médico poderá indicar.



Tudo o que é em excesso é prejudicial e o exercício durante a gravidez não é exceção!


O exercício muito intenso pode trazer consequências para a mãe como: lesões, possibilidade aumentada de aborto e parto prematuro e hipoglicémias. Assim como para o bebé, a falta de oxigénio que o exercício intenso origina pode levar a má formações, sofrimento fetal e crescimento retardado. Mas se for controlado e bem acompanhado, sentir-se-á muito mais ativa, disposta e forte para os grandes momentos de vida que se seguem

Sem comentários:

Enviar um comentário